Espaço Aberto

Local para botarmos a boca no MEGAFONE
Os mais variados assuntos:
Esporte, música, política, cinema e principalmente assuntos sobre nossa cidade.

quarta-feira, 2 de março de 2011

O QUE É UM TELECENTRO?

Bem, esta pergunta foi levantada após um comentário que ouvi sobre um tal Edital que foi publicado no jornal A Notícia do dia 19 e 20 de fevereiro passado.

Em uma suntuosa publicação de página inteira, mais uma pequena nota sobre o mesmo assunto na página ao lado, mostrando o desperdício do dinheiro público, com estranhos erros como a carga horária que na página 24 do mesmo jornal consta 40 horas e no mega edital da página 25 aparece 20 horas. Outra boa exigência é a necessidade de carteira de habilitação D e certificado de curso para condução de veículos do transporte escolar.

QUE DOIDERA!


Mas voltado a pergunta inicial, O QUE É UM TELECENTRO? Antes deste ocorrido, acima citado, acredito que muita gente não sabia e talvez ainda não saiba o que é um Telecentro, desta forma fui pesquisar na famosa Internet e descobri que os Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à internet onde podem ser realizadas pelas comunidades as mais diversas atividades, entre elas:
  • Uso livre dos equipamentos;
  • Acesso à internet;
  • Cursos de informática básica;
  • Curso de navegação na internet;
  • Realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as tecnologias disponíveis no telecentro;
  • Produção e compartilhamento de conhecimento coletivo (conteúdos produzidos a partir das capacitações);
  • Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento;
  • Oficinas de alfabetização digital.
Tudo isto poderá ser utilizado por qualquer pessoa, digo qualquer.

Mas que ótima iniciativa, até que enfim uma dentro.

Fomos investigar quando iria começar as atividades é que de repente veio a DECEPÇÃO TOTAL!

Caiu o queixo.

Você sabia que os equipamentos estão virando morada de insetos, entre outras coisas, deste final de 2008, quando o prefeito Portela conseguiu estes aparelhamentos e entregou ao atual prefeito para colocar em atividade?
Você sabia que estão a nossa disposição desde 2009, 10 computadores, instalados em uma sala confortável, com internet, impressora, telão e projetor para vídeo conferência e assim por diante?
Você sabia que muitos pais tiveram que comprar um computador para seus filhos, muitas vezes sem ter condições financeiras, para que eles pudessem estudar visando um diploma universitário?

Mas o que estava faltando para este Telecentro funcionar?
Descobrimos que era a contratação de dois Monitores capacitados que faltava.
Há bom! Mas para outros cargos que já foram criados em outros setores não teve demora, vamos lembrar que nossa prefeitura até a pouco tinha dos Assessores Jurídicos, sem contar com uma empresa de assessoria que é paga mensalmente. Outro cargo que já foi criado é para mais uma Assistente Social, para que duas se nada acontece na área do social, bem, este é um tema para outra postagem.
Por falar em Monitores capacitados para o Telecentro, você sabia que a seleção será na forma de ANÁLISE CURRICULAR? Ou seja, uma Comissão nomeada pelo Prefeito irá analisar os Certificados ou Diplomas, que devem ser reconhecidos pelo MEC de acordo com as exigências do cargo. Após análise será dada uma nota e só.

Agora que vem o pior,
Você pergunta, e tem mais coisa pior ainda?

Pois é, estas pessoas que foram nomeadas e que não conseguiram fazer um edital para esta seleção são as mesmas que irão avaliar o currículo dos candidatos. Será que elas têm capacidade técnica para isto? Principalmente em uma área que exigem muito conhecimento sobre o assunto.
Desta forma, o velho e eficiente teste escrito ou prático não terá nenhuma necessidade, muito estranho, você não acha?
Agora vamos avaliar juntos:
Acredito que o mais difícil foi conseguir conquistar para nossa cidade um Telecentro no valor aproximado de R$ 30.000 de forma gratuita, o qual é alvo de conquista de muitos prefeitos no Brasil pela sua utilidade.
 
Assim mais um ponto para o Portela.

 Em quase três anos não foi possível colocar em atividade o Telecentro sem contar que nunca foi divulgada a sua existência entre a comunidade.


Assim mais um ponto para o Scotto,
ponto negativo ( - 1 ).











Agora acho que poderemos desfrutar do nosso Telecentro, antes que ele complete seus três aninhos de pouca utilidade.





Nenhum comentário: